terça-feira, 3 de março de 2009

CONSULTA PÚBLICA PARA REVISÃO DOS CURRÍCULOS DE JORNALISMO VAI ATÉ 30 DE MARÇO


Alunos, professores, pesquisadores, profissionais e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil poderão participar, até o dia 30 de março, da consulta pública para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de jornalismo.


Durante esse período, a comissão de especialistas constituída pela Secretaria de Educação Superior para subsidiar o Ministério da Educação no trabalho de revisão das diretrizes receberá, pelo endereço eletrônico consulta.jornalismo@mec.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o javascript terá de estar ativado para poder visualizar o endereço de email, contribuições sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.


A intenção da comissão, presidida pelo professor José Marques de Melo, é receber sugestões de segmentos ligados às universidades, ao mercado de trabalho, aos movimentos sociais, além da sociedade civil de maneira geral.


"As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior para a formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por solicitação do MEC”.


AUDIÊNCIAS – Durante a reunião de instalação, no último dia 19, em Brasília, a comissão de especialistas também definiu a realização de três audiências públicas nos estados do Rio de Janeiro (20 de março), Pernambuco (24 de abril) e São Paulo (18 de maio) e devem envolver públicos específicos.


Para a primeira, serão convidados professores e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais.


Nota da Comissão de Especialistas em Jornalismo


Em 12 de fevereiro de 2009 o Ministério da Educação constituiu, pela Portaria SESu nº 203, uma Comissão de Especialistas em formação superior para subsidiar a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais relativas aos cursos de Jornalismo.


Em sua primeira reunião em Brasília, no dia 19 de fevereiro de 2009, essa comissão deliberou consultar primeiro pela Internet os diversos segmentos – acadêmicos, profissional e sociedade civil. Posteriormente, as entidades representativas desses segmentos serão ouvidas em audiências públicas presenciais.


A Comissão gostaria de receber sugestões das diversas áreas sobre os seguintes pontos:


• O perfil desejável do jornalista diante das transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas contemporâneas;


• As competências a serem construídas na formação superior desse profissional em termos de conhecimento, habilidades, atitudes e valores.


Envie sua contribuição para o e-mail: consulta.jornalismo@mec.gov.br até o dia 30 de março de 2009.


Comissão de Especialistas em Jornalismo


José Marques de Melo - presidente, Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).


Fonte: JC Online

(www.jc.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário