sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Retratos de Família: documentos sociais, memória e metafotos"

Decomtur sedia mostra de fotografia .::. Agência de Notícias da UFPB
Retratos de Família :: Documentos Sociais, Memória & Metafotos
Abertura: Dia 11.01.10 - 10h Lab. Fotografia - DECOMTUR - UFPB

Período - 11 a 21 de janeiro de 2009 - Manhã, Tarde e Noite
Aberta ao Público em Geral

A exposição reúne fotos de famílias e estão agrupadas pelos temas casamento, infância, 1ª eucaristia, lazer, fotos escolares, morte, ciclo da vida



"Retratos de Família: documentos sociais, memória e metafotos”. Este é o nome da mostra que acontece a partir desta segunda-feira (11) e se prolongará até o dia 21 de no Laboratório de Fotografia do Departamento de Comunicação e Turismo (Decomtur) da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa.
Aberta ao público em geral, o evento objetiva refletir sobre a importância da memória da família, trazendo evidências para a esfera pública a partir de uma foto.
A exposição reúne cerca de 80 fotos de famílias de alunos da disciplina Fotografia II, do professor Pedro Nunes, chefe do Decomtur e de um agente de limpeza da empresa terceirizada ALERTA.
“São fotos de 1940 a 1990 que saem do contexto da esfera familiar e vem para a esfera pública de forma ressignificada e estão agrupadas pelos temas casamento, infância, 1ª eucaristia, lazer, fotos escolares, morte, ciclo da vida. Elas estão contextualizadas como retratos verbais de época e além disso tem verbetes explicativos sobre os temas presentes da mostra”, explica o professor Pedro Nunes.
Segundo ele, a mostra tem objetos referenciais de família, como gramofone, discos em vinil, certidão de casamento e atestado de pobreza, entre outros documentos. Também dispõe de vídeos com imagens e música de épocas passadas. “Já a produção dos alunos está mais ligada a metafotos – fotos dos alunos baseadas nas fotos antigas”, completou o professor.
A mostra “Retratos de Família:documentos sociais, memória e metafotos” é uma realização dos alunos da Habilitação em Rádio e TV período 2008.2 e da Digital Mídia: Processos interativos e acessibilidade.
Mais informações no Decomtur/UFPB. Telefone: (83) 3216-7144. :: 88296254

Nenhum comentário:

Postar um comentário