sábado, 27 de fevereiro de 2010

II Seminário de Formação Política Coletivo COMjunto e Enecos - SEGUNDO DIA

Chegamos ao segundo dia de atividades do nosso II Seminário de Formação Politica!
Movidos por muita discussão, leituras e tchu-tchus, estamos hospedados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante de Tamandaré, no Castelo Branco. Dividindo dúvidas, certezas, a comida, as camas e, claro, nosso processo de formação.
Pela manhã, a temática discutida baseou-se no texto ME: representante de uma categoria ou um movimento social?, de Samuel Britto das Chagas, estudante de Agronomia. O texto suscitou inúmeras reflexões. No meio dos debates surgiram várias questões como: Qual a nossa concepção de movimento? Como o movimento estudantil pode ultrapassar a transitoriedade da nossa condição de estudante? Como criar mecanismos para construir uma comunicação emancipadora? Depois do debate, tentamos construir respostas para esses questionamentos e em breve postaremos as repostas aqui.
De tarde, Dérika Virgulino, militante do COMjunto e concluinte de jornalismo, facilitou o espaço sobre Comunicação e Cultura Popular e mais uma vez mergulhamos em uma série de reflexões. A principal, sem dúvidas, foi: Como exercer a comunicação popular? Para nós, não pode haver dissociação entre a Comunicação Popular, a Educação e ainda a Cultura Popular. Elas também não podem ser operadas dentro da atual conjuntura neoliberal.
O Seminário vai até amanhã, quando faremos o planejamento anual do Coletivo e colocaremos no papel os pontos levantados durante as discussões.
Você continua convidado! A escola está localizada no Castelo Branco, atrás do Mercado Público do bairro. Desça na parada do Cantinho do Rei, siga em frente e pegue a primeira à direita.
Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário