sexta-feira, 5 de março de 2010

Coletivo Sanhauá




Informe de divulgação


Na final da belíssima tarde azul deste domingo (28/02/10), num casarão antigo localizado na Praça Antenor Navarro, nº 15, no Centro Histórico de João Pessoa, quatro amigos músicos, depois de vários acertos anteriores, se reuniram para, finalmente, dar vida ao mais novo ponto de cultura independente da cidade. Nasceu ali, depois de várias sugestões recebidas para o nome, o Coletivo Sanhauá – que é nome do rio onde a cidade de João Pessoa nasceu, e que pode ser visto das janelas internas da sede do Coletivo e de boa parte do casario antigo do Varadouro e adjacências.

Os atuais mentores do Coletivo são: Erick de Almeida (líder-vocal da banda Baluarte), Patativa (líder-vocal da banda Madalena Moog), Chico Limeira e Érica Maria, artistas solo bastante conhecidos e respeitados na cidade. A marca comum desses artistas, na atualidade, e que será priorizada nas atividades do Coletivo, é a brasilidade, a cumplicidade com a música do Brasil e da A
mérica Latina, por extensão. No Coletivo também haverá destaque para a cultura local e as demais artes, sem sectarismos puristas e excludentes. Assim, e por isso, outros grupos já estão se juntando a nós, somando forças; são eles: Alieenígenas (música); Cia Paralelo (dança), Fazendo Arte (escola de teatro e dança) e Os Caronas do Opala (música).

O espaço físico do coletivo, além de funcionar com estúdio de ensaio (música, teatro, dança), abrigará exposições e outras atividades culturais, como: lançamento de livros, palestras, exibição de filmes, et cetera. Uma série de outras utilizações, todas ligadas à cultura alternativa e independente, de um modo bem abrangente, estão sendo estudas e, a seu tempo, serão divulgadas aos interessados.

O Coletivo também, em parceria com a Intoca e o Galpão 17, planeja um festiv
al (Festival Brasil MPb [música da Paraíba]) anual (sem ter um mês definido para tal), privilegiando artistas da Paraíba que fazem música legitimamente brasileira.

O funcionamento do Coletivo, nos próximos dois meses, será restr
ito a ensaios, planejamentos e estruturação e do local. Já para abril, porém, está sendo agendada a exposição de uma artista plástica portuguesa (detalhes omitidos), e outros eventos da mesma natureza já estão sendo tratados; e na primeira quinzena de Maio haverá a primeira edição do Festival Brasil MPb, marcando a inauguração oficial das atividades normais do Coletivo Sanhauá.

No mesmo espaço do Coletivo, também, funcionará o Espaço Cultural Cia da Terra, nossa parceira e incentivadora. Todas as atividades do Coletivo, assim, estarão diretamente vinculadas à Cia da Terra, que no
s patrocina e incentiva.

Em breve teremos uma página na internet e outros meios de contato mais direto e funcional.

Produtores, músicos, artistas de um modo geral são convidados a somarem forças com mais essa iniciativa, e isso em função da cultura local, independente, nova e criativa; também em prol do Varadouro e arredores, que esperamos vir a ser uma zona livre de cultura, valorizada por todos e para o bem de todos.


Coletivo Sanhauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário