quarta-feira, 24 de março de 2010

Convite: DCE da Mata - Últimos Registros

Bem galera,




Não sei se vocês tem ido ao DCE da Mata, mas a cena está desoladora. Para quem não sabe, a Prefeitura Universitária está demolindo a construção, e restam apenas algumas poucas paredes levantadas, ospilares e o chão de cimento. Não sei quando começaram a destruição (totalmente de supetão, acredito), mas apenas vi ontem a cena de como está o DCE da Mata, e o que dele resta. Sinceramente, fiquei muito chocado com a imagem, e consternado também. De qual de nós não há um pouco de história naquelas paredes e naquele chão acimentado? Pichações, inscrições, pinturas, toque, imaginação, desde os anos em que aquela construção era a principal sede do Diretório Central dos Estudantes da UFPB, até quando se tornou sede cultural, foi ressignificado por nós, estudantes, cada qual um pouco, e era um espaço não apenas de articulação e reuniões, como de descanso. Acredito que cada um de nós, do Movimento Estudantil dessa Universidade, temos certo afeto pelo DCE da Mata, seja por recordações e lembranças, seja por ser um grande símbolo das nossas lutas, das nossas amizades, dos nossos amores.

Por isso, convidamos a todos a fazermos o último registro das dependências do DCE da Mata, antes que venha todo abaixo (inclusive, isso já pode ser realidade amanhã pela manhã, devido à pressa com que os pedreiros estavam as demolindo). Levem suas câmeras fotográficas, e fotografemos cada uma da arte que ainda resta das paredes, a textura das janelas, o chão bruto que tanto pisamos e que no qual tanto descansamos em nossas caminhadas e lutas. Quem tiver câmera de fotografia, analógica ou digital, venha, e quem tiver câmera de vídeo, seria também importante registrarmos de que forma o DCE da Mata foi deixado.

A idéia é termos o registro do DCE da Mata mais formal, antes que ele esteja totalmente demolido, mas mais que isso: fazer uma exposição ampla e pública com as fotografias da demolição ao lado de fotografias do DCE com reuniões, encontros, e dormidas, enfim, sendo organicamente utilizado, e mostrarmos nossa indignação com a escondida demolição. Com as imagens de vídeo, a idéia é também produzirmos um doc sobre o dce da mata, desde a construção, seus significados, até sua total demolição.



Por favor, repassem aos compas do movimento.

Grande abraço,

Emerson Cunha (Coletivo Comjunto) e Wagner Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário