domingo, 9 de maio de 2010

A Oficina do Mês é....


O Projeto A oficina do mês é... continua e já estão abertas as inscrições para a edição de maio. Este mês, a oficina tem como tema o Antijornalismo e será ministrada pelo Professor Victor Braga, nos dias 19 e 20 de maio, das 14h às 18h. Os participantes serão convidados a produzir uma reportagem utilizando o conceito e as propostas trabalhadas na oficina, que será veiculada no Blog do COMjunto e nas Paredes do CCTA. A atividade é certificada e os autores das reportagens terão carga horária maior e certificado especial. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail coletivo.comjunto@gmail.com e são abertas e gratuitas.

OFICINA DE ANTIJORNALISMO

Ao observarmos a delicada demarcação dos limites do que seria um “bom” jornalismo, a questão da pretensão em ser um discurso “Verdadeiro” nos aparece como norteadora desta análise. Diante desta complexa questão, o nome ANTIJORNALISMO surge então como provocação que nos faz pensar. Pode existir uma pluralidade de jornalismos ou a nossa “vontade de verdade” acaba por eleger um determinado tipo como sendo o legítimo (e todo tipo de imperialismo que pode surgir daí)?

A pressão dos textos fora de norma pode deformar o dispositivo ou, até mesmo, fazê-lo implodir” (MOUILLAUD, 1997, p.34) – Ou será que algumas pressões fora da norma não seriam um meio de a sociedade evitar a burocratização e manter a dinâmica dos processos? As questões levantadas nos colocam a curiosidade: até onde podemos levar o jornalismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário