terça-feira, 15 de junho de 2010

Cartografia Visual do Manguezal de Bayeux

Mostra Fotográfica
Cartografia Visual do Manguezal de Bayeux
Projeto Presença da UFPB em Bayeux - Autor : Pedro Nunes

Local: Passarelas do Complexo Comunicação, Turismo e Artes - CCHLA –UFPB
Período : 14 a 25 de junho de 2010
Formato: 30 banners 80,0 cm X 1.20M
Aberta ao Público - Manhã, Tarde e Noite


Segundo Pedro Nunes “A mostra Cartografia Visual do Manguezal de Bayeux tem como finalidade evidenciar, através do registro fotográfico, as dinâmicas do mangue destacando, as vivências, o trabalho, as sobrevivências e a própria degradação ambiental de nosso ecossistema costeiro.”

“A mostra é resultado do trabalho de aproximação participante com a comunidade envolvida. Realizamos mais de 7.000 (sete mil fotos) que foram devolvidas parcialmente às famílias do entorno do manguezal. Esse trabalho de aproximação resultará no desenvolvimento de proposta de extensão comunitária com a participação direta de pessoas de convivem diretamente com o manguezal.” “Ou seja, a idéia será desenvolvermos material educativo sobre o manguezal e produção de material audiovisual por um segmento comunitário que será capacitado para prouzir suas próprias imagens do manguezal.”

“Neste primeiro momento de aproximação participante já tivemos o envolvimento de pessoas das comunidades envolvidas e algumas escolas de Bayeux. Destaque-se a violência presente na região pela falta de oportunidades de trabalho e a falta de políticas públicas. Nesses dois anos de documentação alguns jovens fotografados no mangue foram assassinados por motivações diversas.”

“Embora o corpus da documentação fotográfica esteja circunscrito a uma área urbana e rural de Bayeux que vai da comunidade do baralho à Comunidade de São Lourenço, o trabalho chama a atenção acerca dos principais fatores que afetam diretamente os diferentes manguezais brasileiros que apresentam pontos em comum como o lançamento de efluentes industriais, o aterramento, desmatamento , a pesca predatória, dragagens, lançamento de esgoto, pesca predatória , construção de marinas entre outros. Nosso papel é então revelar a importância do manguezal enquanto uma espécie de berçário natural e fonte de subsistência que necessita ser cuidado e preservado”. Destacou Pedro Nunes

“Os instrumentos e constitucionais legais precisam ser observados e cumpridos pelas instâncias diversas do poder executivo e judiciário.”

Autor: Pedro Nunes – Atualmente é Chefe do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB. Pós-doutorado em Comunicação Digital – UAB –Espanha. Doutor em Comunicação e semitótica – PUC-SP. Atua em projetos comunitários na área de audiovisual .

Nenhum comentário:

Postar um comentário