quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Prêmio para Jornalista, Tourinho!?

É só andar nos asfaltos da cidade que se vê, aos mil bus outdoors (outdoor de trás dos busões), as inscrições abertas para o Prêmio AETC-JP de Jornalismo 2010, considerado o maior prêmio da imprensa paraibana – também o único -, cuja atual edição foi lançada no dia no dia 17 de setembro desse ano. Mas como assim: uma empresa de transporte urbano homenageando jornalista? Tem coisa errada aí. Por que não um prêmio que gratificasse os cobradores que mais trabalharam durante ou ano, ou os motoristas que mais fizeram horas extras, ou a casadinha de cobrador e motorista que mais deram lucros à empresa? Tá querendo comprar jornalista, Tourinho? Acho que por isso nunca se vê uma reportagem séria e crítica sobre os aumentos de passagem ou a segurança nos ônibus. Nem nos jornais, nem nos festivais. Pudera: imagina essa reportagem no Prêmio? Não olhariam com bons olhos. E seria sumariamente eliminada, talvez por atentar à moral e aos bons costumes. Costumes esses já tradicionais na cidade.
Não à toa, a premiação acontece no mesmo mês em que o pessoense recebe um belo presente de grego. Ao final do ano, a Associação de Empresas de Transporte Público de João Pessoa calcula os aumentos que incidiram sobre o material necessário ao bom funcionamento dos ônibus urbanos e a inflação, e propõe para a Superintendência de Transporte e Trânsito da capital (STTrans) um simbólico aumento na tarifa de ônibus. Sabe quando você acorda da ressaca do Natal e dá aquela descansada no dia 25 para retomar as atividades no dia 26? É nesse tempinho que o sr. Tourinho, chefe da associação, apresenta a proposta e a discussão política começa. Começam também os fuxicos na mídia: aumenta ou não aumenta? De quanto é o aumento? Quanto aumenta na renda do pessoense? Jargões que começam a naturalizar a passagem. Aumenta ali, explica daqui, diminui uns centavos, e a STTrans consegue não aumentar tanto quanto proposto. Aumentou!. Feliz Ano Novo! Valeu, Laura! Valeu, Tourinho!
Mas, venhamos e convenhamos, os jornalistas são seres sérios e detêm boa parte do status na sociedade paraibana e é digno de todas as homenagens possíveis. Portanto, não apenas digno da premiação da nossa excelentíssima associação, mas também festinhas e comemorações de instituições como o Banco do Nordeste, a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado. Tempo para jornalista se orgulhar de ser jornalista, esquecer os sufocos que passa na redação, o dinheiro pouco que recebe no fim do mês, os turnos dobrados, as horas extras não-pagas. Que venham os comes e bebes!

4 comentários:

  1. Beleza!
    Outro dia escrevi sobre isso tb: http://diretodosanhaua.blogspot.com/2010/06/noticia-sob-encomenda-e-o-jornalismo-de.html

    abs
    Dalmo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Dalmo.
    Embora mais rápido e ácido, esse texto foi para dar uma sacudida mesmo.
    =)

    ResponderExcluir
  3. Com prêmios, concursos e troféus, empresas e entidades empresariais vão pautando a imprensa conforme seus interesses. Está na hora de desmascarar essa prática.
    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, temos que divulgar ações como essa para que tais atitudes mudem, a era mudou!

    ResponderExcluir