quinta-feira, 10 de março de 2011

Departamento de Comunicação da UEPB promoverá Encontro de Educomunicação

Com o tema “Construindo Saberes, (in)formando sujeitos críticos”, o Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba realizará, entre os dias 22 e 25 de março, o Encontro de Educomunicação da UEPB, cujo objetivo é discutir, junto à comunidade acadêmica e profissionais da Comunicação e da Educação, pesquisas feitas no campo da Educomunicação, no sentido de socializar e construir conhecimentos nesta área.

O evento é gratuito e acontecerá nos turnos manhã e noite no próprio DECOM, localizado à Rua Pedro I, bairro São José, em Campina Grande. Ao final do encontro, os participante que registrarem um mínimo de 75% de presença no evento, receberão certificado.

Segundo as professoras Fátima Luna e Robéria Nádia, organizadoras do evento, trazer para o espaço acadêmico discussões que tenham como finalidade refletir sobre a relação existente entre educação e informação se configura como oportunidades produtivas para entender a função pedagógica das mídias.

Além disso, o Encontro de Educomunicação se constitui uma oportunidade de fomentar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação que consideram a relevância das diferentes dimensões formadoras como possibilidades de ação crítica, dentre elas, a mídia.

Entre os palestrantes convidados estão Luiz Custódio, Danielle Andrade, Sandra Raquew Azevêdo, Luciene de Almeida Santos, Fátima Luna, Margarida da Mota Rocha, Horácio de Almeida, Goretti Sampaio, Níger Shirley de Araújo, Geovanne Santos, Giseli Sampaio, Edckson Félix, Robéria Nádia, Patricia Cristina de Aragão e Janduhí Dantas. O Encontro também contará com uma apresentação artístico-cultural de Alidiane e Banda, durante a abertura e encerramento do evento.

Outras informações podem ser adquiridas através dos telefones (83) 8872-3629, 3310-9745, 3310-9744 ou pelo e-mail manassesmxavier@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Mais sobre Educomunicação

A Educomunicação é uma área do conhecimento que estabelece o diálogo entre Educação e Comunicação, enfatizando a produtividade da utilização de meios da esfera midiática como suportes didáticos. A ênfase está na preocupação em desenvolver no aluno a capacidade de se posicionar criticamente diante da sua realidade social.

Trazer para o espaço escolar o uso de recursos midiáticos se justifica pela necessidade de refletir sobre Educação e Comunicação, visto que ambas instâncias letradas, escola e mídia, buscam informar o indivíduo na perspectiva da formação, da construção identitária de um sujeito que pensa e age ativamente na sua sociedade. Esta prática reforça a função pedagógica emitida pela produção de conteúdos informativos em textos midiáticos e estimula a formação de um sujeito crítico-reflexivo, objetivo principal da Educação.



Confira abaixo a programação completa:

22/03/2011 – Solenidade de Abertura

Noite (19h)

TEMA: Comunicação e educação: caminhos metodológicos rumo à pluralidade teórica



PALESTRAS:

TÍTULO: As múltiplas funções e aplicações possíveis da educomunicação na sociedade contemporânea / Prof. Dr. Luis Custódio da Silva (UEPB)



TÍTULO: Educomunicação: a construção de uma nova profissionalização / Profª Ma. Danielle Andrade Souza (UFCG)



23/03/2011

Manhã (09h)

TEMA: Educomunicação: democratização e desafios da interdisciplinaridade



MESAS-REDONDAS:

TÍTULO: Educomunicação e políticas públicas / Profª Dra. Sandra Raquew dos Santos Azevêdo (UFCG)



TÍTULO: A importância das multimídias e suas interfaces a favor da educação / Profª Ma. Luciene de Almeida Santos (UEPB)



Noite (19h)

TEMA: Saberes populares e diversidade cultural: dilemas e propostas



PALESTRAS:

TÍTULO: Assessoria de Comunicação numa ação junto à APAE/Campina Grande

Profª Ma. Maria de Fátima Luna (UEPB)

Margarida da Motta Rocha (Presidente da APAE/Campina Grande



TÍTULO: Saberes populares e diversidade cultural: dilemas e propostas / Horácio de Almeida Lima (Técnico Administrativo da UFCG e “Contador de Causos”)



24/03/2011

Manhã (09h)

TEMA: Espaços de diálogos e socialização do conhecimento no campo da comunicação



MESAS-REDONDAS:

TÍTULO: O rádio no contexto da educomunicação: relatos de experiências / Profª Dra. Goretti Sampaio (UEPB)



TÍTULO: Cidadania nas ondas do rádio: experiências do programa Geração Infantil

Níger Shirley Guerra de Araújo (Jornalista. Trabalha para o site www.noticiar.net)



TÍTULO: Debate Integração: uma prática educomunicativa no rádio campinense

Geovanne Santos (Jornalista – Especializando em Mídias Regionais pela FURNE/UNIPÊ)



Noite (19h)

TEMA: Espaços de diálogos e socialização do conhecimento no campo da comunicação



DEFESAS DE TCCs:

Em pauta: educar com e para mídia

Orientanda: Iolanda Paula de Lima Brito Mata

Orientadora: Profª Dra. Robéria Nádia Araújo Nascimento (UEPB)



Jornalismo digital na escola: narrativas de uma prática educomunicativa

Orientando: Manassés Morais Xavier

Orientadora: Profª Dra. Robéria Nádia Araújo Nascimento (UEPB)



25/03/2011

Manhã (09h)

TEMA: Jornalismo especializado nas interfaces com a educação

MESAS-REDONDAS:

TÍTULO: A ressignificação dos apelos midiáticos enquanto instrumento de formação educacional: um olhar sobre a produção cultural em Campina Grande

Profª Ma. Giseli Sampaio

PALESTRA: Especialistas do Real: a crítica cinematográfica e a divulgação de documentários / Edckson Félix (Jornalista, blogueiro e editor da Revista Manuscrita)

Noite (19h) – Encerramento

TEMA: Saberes transversais à luz de uma educação para a liberdade

PALETRAS:

TÍTULO: Morin e Freire: aproximações educativas / Profª Dra. Robéria Nádia Araújo Nascimento (UEPB)

TÍTULO: Diálogos interculturais com a literatura de cordel: tessituras de uma ecologia de saberes / Profª Dra. Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB)

TÍTULO: Lições de gramática em versos de cordel: uma experiência lúdica em sala de aula / Janduhí Dantas (Professor de cursinho pré-vestibular e poeta popular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário