domingo, 18 de setembro de 2011

FIASCU


O I Festival Interdisciplinar de Arte, Sociedade e Cultura (FIASCU) da UFPB, que acontecerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, vem consolidar o trabalho perene de coletivos estudantis e Centros Acadêmicos de dentro da Universidade Federal da Paraíba com grupos artísticos de dentro ou de fora da nossa Universidade.

Esses Coletivos e gestões de Centros e Diretórios Acadêmicos (C.A.s e D.A.s, respectivamente), nasceram de uma luta diante da apatia vivenciada pela comunidade acadêmica em face dos problemas sociais, resolvendo se reunir para discutir e (re)pensar a Universidade, assim como a sociedade. Tudo isso com o intuito de incentivar uma atuação estudantil pensante, que seja, sobretudo, crítica.

A Universidade há muito deixou de ser o espaço próprio da produção do conhecimento crítico e em constante contato com a sociedade, tornando-se um local envolto pela lógica individualista, no qual o conhecimento tornou-se um mero instrumento para a competição e formação de quadros profissionais. A comunidade acadêmica tem pautado uma formação técnica, acrítica e imobilizante, que desresponsabiliza os seus membros (professores, estudantes e funcionários) do comprometimento que deve existir entre o conhecimento científico e a sociedade, inviabilizando uma postura transformadora participante, voltada para a emancipação social, através do empoderamento da sociedade (civil, ou não).

Diante desta realidade, o Ensino não escapa da mediocridade na qual está inserido. Preso dentro dos muros da Universidade, tem reproduzido uma lógica formalista e voltada para o mercado de trabalho e não para a produção de conhecimento, o que esvazia o conteúdo das próprias disciplinas, tornando-as uma abstração que têm um fim em si mesmo, descompromissadas com o seu objetivo maior a troca de conhecimento, a contribuição para a formação de indivíduos engajados na construção de uma sociedade melhor, a justiça.

O I FIASCU nasce com o intuito de colorir o cinza estrutural da Universidade, dar um calor humano ao frio concreto, mudar os rumos do nosso ensino - que se encaminha rumo a uma grande enrascada -, com propostas de melhorá-lo, visto sob aspectos outros, promovendo comunicação entre as diversas áreas que se interrelacionam direta ou indiretamente, mas que estão guardadas no porão da formalidade exacerbada. Tem por escopo senão sensibilizar os olhares dos estudantes, professores, funcionários, mantendo a esquecida comunicação entre cursos e destes - por que não? - com a sociedade.


Conheça todos os detalhes do fiascu clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário