terça-feira, 17 de abril de 2012

Chamada de Artigos para a Imaginário!


Imaginário!Chamada de artigos para o n. 2
1 a 31 de maio de 2012
Capa de Paloma Diniz para a Imaginário! n. 1, disponível emwww.marcadefantasia.com/imaginario.html
Normas de publicação
Imaginário! é uma publicação eletrônica semestral do Grupo de Pesquisa Imaginário! (de Humor, Quadrinhos, Fanzines e Games), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, com trabalhos dirigidos especialmente aos profissionais e estudantes de Comunicação e Artes, mas também abertos ao diálogo acadêmico com outras áreas do conhecimento, num empenho de construção interdisciplinar. Recebe contribuições de pesquisas concluídas, sob a forma de artigos e ensaios, além de resenhas e comunicações científicas.
Organiza-se nas sessões
1. Memória – Resgate da obra dos mestres, bem como dos núcleos de produção representativa.
2. Estado das artes – Artigos sobre as expressões da atualidade e projeções das artes gráficas e visuais, representadas nas Histórias em Quadrinhos, Humor (cartum, charge, caricatura), Animação, Fanzine, Grafite e Games.
3. Resenha
Critérios Básicos
Os artigos devem ser inéditos em revistas ou livros, podendo ter sido apresentados em eventos da área ou ser resultado de trabalhos acadêmicos.
As afirmações, opiniões e conceito expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores.
Todos os artigos serão submetidos ao Conselho Editorial da revista.
As matérias devem ser enviadas para (henrique@marcadefantasia.com) no formato A4, digitadas em Word (compatível com Windows), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1.5, e estar sujeitas às seguintes normas:
- Os artigos devem ter revisão gramatical atualizada.
- Devem ter entre 10 e 15 páginas, incluindo as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos.
- Devem incluir resumo (máximo de oito linhas, com tema, objetivo, método e conclusão), palavras-chave e título, com tradução para o espanhol ou inglês.
- Deverão constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, vínculo acadêmico, telefone e email.
- As resenhas devem ter no máximo cinco páginas, incluindo a capa da publicação resenhada.
- As ilustrações dos artigos e das resenhas devem vir dentro do arquivo de texto e em arquivos separados.
Os autores cedem gratuitamente os direitos autorais dos artigos e demais arquivos à publicação.
Apresentação dos trabalhos
No preparo do texto, deverá ser observada a seguinte estrutura:
Título do artigo em português (caixa alta, em negrito, fonte Times New Roman, corpo16, parágrafo centralizado) e em inglês ou espanhol. O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo.
Nome do(s) autor(es), indicar em nota de rodapé a titulação, afiliação e cargos que indiquem grau de responsabilidade em relação ao assunto tratado no artigo; endereço institucional e e-mail.
Resumo/resumen/abstract: apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor.
Palavras-chave/keywords: São descritores que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores desejado é de três.
Referência: Somente as citações que figuram no texto devem ser referidas. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências devem ser observadas as normas atualizadas da ABNT. Ex: SOUZA, Jose de. Metodologia do trabalho científico. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
As citações bibliográficas devem, também, seguir as normas atualizadas da ABNT, como descrito a seguir:
a) Citações curtas (até três linhas) são incorporadas ao texto, transcritas entre aspas, com indicações das fontes de onde foram retiradas;
b) Citações longas (mais de três linhas) são transcritas em bloco, sem abrir parágrafo, e em espaço simples de entrelinhas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto (corpo 11), e sem aspas, com indicação das fontes de onde foram retiradas. Exemplo: (PRADO, 2007, p.23); 
c) Citações no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação Ex: (SOUZA, 2006). Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverá ser acrescentada a data entre parênteses. Por exemplo: Souza (2006) aponta... Quando for necessário, especificar páginas, que deverão seguir-se à data, separadas por vírgula e precedidas de p., sem espaçamento (SOUZA, 2006, p.123), (SOUZA, 2006, p.123-125). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SOUZA, 2006a; 2006b). Quando a obra tiver dois autores, ambos deverão ser indicados, ligados por & (PRADO & SOUZA, 2007). No caso de três ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão et al. (SOUZA et al., 2005); 
d) Anexos e ou apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto;
Atenção: Fica a critério do conselho editorial a seleção dos artigos que irão compor a revista, sem nenhuma obrigatoriedade de publicá-los, salvo os selecionados pelos conselheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário