segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uma noite com parahybanos: A Valsa de Molly + Evoé!

Campinenses e Pessoenses se reunem pela música parahybana






Noite de festa para a música parahybana em Campina Grande. As banda Evoé!, de João Pessoa, visita a cidade a convite dos anfitriões da Valsa de Molly. A festa acontecerá no PUB 10, dia 05 de maio e celebra o encontro de dois expoentes de uma estética musical que está em ascenção no cenário musical parahybano.

Os dois grupos promovem a música brasileira a partir das fontes da música tradicional nordestina, no samba e bossa tropicalista e com conteúdo lírico e rítmico bastante apreciáveis. O público de Campina Grande que é ávido por boa música poderá conhecer mais o som da banda pessoense, que estética e filosoficamente compartilha muito dos mesmos ideais artísticos com a anfitriã.

Evoé! (João Pessoa)

Surgida em maio de 2010, a Evoé! desenvolve sua música tendo como referência movimentos da contracultura nacional como a Tropicália e o Udigrudi pernambucano, bem como outras manifestações populares como o samba, lirismo, poesia e ritmos nordestinos. A proposta é fazer a música que sai diretamente dos poros, diretamente da vontade de dizer, de expressar as coisas que se vive e sente, belas ou não, leves ou não. “Evoé!”, enquanto saudação a Baco, é celebração a vida, a arte, as relações cotidianas, a criação de mundos possíveis.
Ao longo de um ano e meio de formação, o grupo vem acumulando grandes experiências, como a apresentação no Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecom), em julho de 2010, e também a abertura do show do músico Tom Zé, dentro do projeto Som das 6, pela prefeitura de João Pessoa, em maio de 2011. Desta apresentação, foi gerado um primeiro disco promocional do grupo, o “Ao Vivo no Espaço”, gravado ao vivo no Teatro de Arena. Também esteve classificada por dois anos consecutivos para o projeto Circuito Cultural das Praças, de ocupação cultural nos bairros e praças públicas da cidade. Nesse tempo, o grupo mergulhou num profundo e constante processo criativo, que gerou seu atual  repertório, um trabalho completamente autoral.
Pôr do Som: Programa Piloto com Evoé! > http://www.youtube.com/watch?v=MkZjQYsSJP0

A Valsa de Molly

A Valsa de Molly iniciou-se no ano de 2008, na cidade de Campina Grande – Paraíba. O projeto foi idealizado pela cantora e compositora do grupo, Katarina Neppma, que assim o intitulou por influências de filmes europeus.
Embora tenha recebido essa denominação, a banda aborda variados ritmos, tanto internacionais quanto nacionais, como a Valsa, Blues, Bossa Nova e Samba, entre outros, sendo impossível rotular tal mistura. Contando em suas letras, por sua vez, com poesias introspectivas, feitas pela vocalista e melódicas feitas por Alexandre Santos.
No ano de 2009 A Valsa entrou em estúdio e gravou o seu primeiro EP, o “Uniformemente Variado”, que contém cinco faixas e que foi muito bem recebido pela crítica local. Com esse material, a banda se apresentou no Ensaio Coletivo, III COBREFIL – Congresso Nacional dos Estudantes de Filosofia, SESC Centro, Sexta Cultural entre outras apresentações neste período.
A Valsa passou por diferentes formações e experimentações, contando atualmente com, além de Katarina nos vocais, Alexandre Santos  no violão e guitarra, Fabio Araujo no baixo e Tiago Fernandes na bateria, formação que inicia este ano, 2011, com um espetáculo com músicas inéditas.
Clipe Oficial: “Cometer” > http://www.youtube.com/watch?v=KXoo4A7MCK0

Certamente, não faltará beleza e iluminação apara as mentes, em uma noite que reverencia a música brasileira com dois de seus novos e promissores expoentes. É um encontro de promoção e troca de reflexões sobre a cultura, à arte e às boas vivências sociais, tudo sobre a alcunha da parahyba, terra criativa que pouco a pouco mostra seus nomes e recria sua música, a partir de iniciativas da nova juventude, como essa.

SERVIÇO:
Uma Noite com Parahybanos: A Valsa de Molly & Evoé! (João Pessoa)
Dia: 05/05 (Sábado)
Local: PUB 10 (Getúlio Vargas, 164, Centro)
Ingressos: R$ 7 (na hora / R$ 5 (com nome na lista amiga)
Lista Amiga: 
 https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEtlejB1MzVXNmpkOUx5WnpLOUJFcWc6MA#gid=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário