quarta-feira, 15 de maio de 2013

Exposição - Vale do Gramame: memórias e vivências




Será aberta, no dia 28 de maio de 2013, às 17h, a exposição “Vale do Gramame: Memórias e Vivências”. A exposição ficará aberta na casa do Iphan localizada na Praça Rio Branco, nº 30, no Centro de João Pessoa.
A região do Vale do Gramame é rica em recursos naturais e preciosa pela vivacidade cultural. Abrange comunidades rurais, urbanas, quilombolas e indígena, com uma população aproximada de 20 mil habitantes, situada numa área periférica das cidades de João Pessoa e Conde.
Dentre as expressões culturais existentes no Vale, podemos destacar o coco de roda, a ciranda, a capoeira, a poesia popular, a lapinha, a quadrilha junina, a pesca, o forró pé-de-serra, o artesanato, as brincadeiras infantis, o cultivo e o manuseio de ervas, além de muitas narrativas lendárias. Em toda sua área ambiental destacam-se o Rio Gramame, o Rio Jacoca, as cacimbas, a estrada Velha para Recife e toda sua área de Mata Atlântica. E reverência também se faz necessária para a bela Ponte dos Arcos, que une os municípios de João Pessoa e Conde.
 A exposição “Vale do Gramame: Memórias e Vivências”, ao mesmo tempo que convida o público a vivenciar a riqueza cultural dessa região, também faz uma homenagem aos mestres e mestras locais, que mantêm vivas as suas referências culturais, transmitindo-as às novas gerações.
Além de painéis educativos, também serão expostos objetos, como um grande barco em madeira, que retratam o cotidiano e as referências culturais das comunidades. A exposição contará ainda com vídeos produzidos pela Escola Viva Olho do Tempo, mostrando a riqueza do Vale pelo olhar dos seus moradores e mestres da cultura popular.
A visitação seguirá até o dia 16 de agosto de 2013, de segunda a sexta-feira, das 9h à 17h. A entrada é livre. A exposição também receberá a visita de grupos escolares. O agendamento prévio deve ser feito pelo telefone (83) 3241.2896.
A exposição é uma parceria entre a Superintendência do Iphan na Paraíba e a Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo.

O catálogo da exposição pode ser acessado aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário