sábado, 22 de março de 2014

Programação "50 anos de resistência e repúdio ao Golpe Militar de 1964"

Paraíba: “50 anos de Resistência e Repúdio ao Golpe Militar”

PROGRAMAÇÃO

• Dos dias 22 de março a 01 de abril
Mostra de Filmes pela Memória, Verdade e Justiça – TV Cidade João Pessoa, Canal 8 da NET.

• Dia 26 de março (quarta-feira)
Concentração às 17h00 – Posto de Gasolina Castelo Branco I – Caminhada e Lançamento da Projeto de Inciativa Popular/ Coleta de Assinaturas do Projeto de Lei para mudança de nome da Av. Presidente Castelo Branco para Av. Presidente João Goulart.

• Dia 27 de março (quinta-feira)
18h00 – Casarão 34 – Lançamento do filme “A Mesa Vermelha”, com depoimentos dos ex-presos políticos de Itamaracá.

• Dia 28 de março (sexta-feira)
09h00 – Paço Municipal de João Pessoa – Instalação da Comissão Municipal da Verdade.
15h00 – Auditório da OAB – Debate “50 anos de Resistência e Repúdio ao Golpe Militar – Participação de: Rogério Sottili (secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo); Lúcia Guerra (professora da UFPB e membro Comissão Estadual da Verdade); José Calistrato (ex-preso político e membro do Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça); Edival Nunes Cajá (sociólogo, ex-preso político e membro do Comitê pela Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco). Mediação: Zezé Béchade (jornalista e diretora da TV Cidade).

• Dia 29 de março (sábado)
09h00 – Centro de Vivências da UFPB – Oficina de confecção de materiais.

• Dia 30 de março (domingo)
07h00 – Feira de Oitizeiro e Cruz das Armas – Panfletagem e agitação.
09h00 – Praça em frente ao 15º BIMtz, em Cruz das Armas – Ato político de repúdio pelas prisões, torturas e desaparecimentos de presos políticos na Paraíba.
A partir das 09h00 – Ação cultural em vários pontos da cidade com grafiteiros decorando muros e outros espaços públicos com desenhos alusivos à temática.

• Dia 31 de março (segunda-feira)
09h00 – Caminhada da Resistência – Saída da entrada do CCHLA, na UFPB, passando pela Escola Presidente Médici e encerrando com um ato político em frente ao mercado do bairro Castelo Branco. A caminhada objetiva a sensibilizar a população do conjunto para a mudança do nome da avenida principal de Presidente Castelo Branco para Presidente João Goulart e da Escola Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici para João Pedro Teixeira, promovendo, de forma simbólica, as mudanças nos letreiros e placas alusivos aos ditadores-presidentes.
Concentração às 17h00 – Vigília Cívica – Panfletagem e concentração em frente à Faculdade Maurício de Nassau, na Av. Epitácio Pessoa, seguida de caminhada até o Grupamento de Engenharia do Exército, onde ocorrerá a vigília cívica com programação política, cultural e religiosa.

• Dia 01 de abril (terça-feira)
09h00 – Ponto de Cem Réis – Panfletagem.
12h00 – Lagoa – Ato político e Caminhada da Resistencia até a Câmara Municipal.
15h00 – Câmara Municipal de João Pessoa – Sessão especial para devolução simbólica dos mandatos dos vereadores cassados pela Ditadura Militar e entrega do Projeto de Iniciativa Popular para a mudança de nomes de ruas e bairros que homenageiam pessoas ligadas ao regime.

• Dia 02 de abril (quarta-feira)
09h00 – Memorial das Ligas Camponesas, em Sapé – Visitação dos alunos das escolas públicas da região ao Memorial e visitação aberta ao público com explicações sobre o acervo; exibição de vídeos sobre a luta no campo.
14h00 – Caminhada de Café do Vento até o local em que João Pedro Teixeira foi assassinado; homenagem a Eduardo Coutinho, cineasta diretor do filme “Cabra Marcado para Morrer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário