quarta-feira, 19 de novembro de 2014

I Seminário Cultura e Universidade

Imagem inline 3



Seminário debate experiências de políticas culturais e apresenta propostas para a UFPB

Comissão responsável por elaborar Plano de Cultura para a UFPB realiza seminário reunindo experiências regionais e nacionais


No dia 21 de novembro, a Comissão de Políticas Culturais e o Observatório de Políticas Culturais da Universidade Federal da Paraíba promoverão o I Seminário Cultura e Universidade, sob o tema "Entre políticas e sistemas: (re)pensar o lugar da Cultura na UFPB". A atividade ocorrerá a partir das 15h, nos auditórios 411 e 412 do CCHL.


À tarde, às 15h, no auditório 412, a programação terá como tema central a institucionalização do setor cultural no contexto da política cultural federal e estadual. A mesa-redonda contará com os debatedores Pedro Santos (Secult-PB), Marcos Galindo (SIC/UFPE) e Alexandre Santos (Comissão Políticas Culturais da UFPB). Neste momento, serão apresentadas as experiências do Sistema Estadual de Cultura da Paraíba e do Sistema Integrado de Cultura da UFPE, além das perspectivas para a implantação de um sistema de cultura na UFPB. 

À noite, a atividade ocorrerá a partir das 19h, no auditório 411. A abertura será realizada pelo secretário Chico César (Secult-PB), e em seguida será proferida a palestra “Cultura em Movimento: políticas públicas, gestão cultural e desenvolvimento”, com as pesquisadoras Cláudia Leitão (UECE, ex-secretária de Economia Criativa/MinC) e Luciana Guilherme (Consultora em Economia Criativa do Ministério da Cultura do Cabo Verde). Na ocasião, será lançado o livro “Cultura em movimento”, com sessão de autógrafos com as autoras.

O livro é um relato de Cláudia Leitão sobre período em que esteve à frente da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e de Luciana Guilherme, então assessora de comunicação. Em um texto escrito a quatro mãos, ambas descrevem as políticas de interiorização e descentralização que foram formuladas e implementadas em todo o estado, durante quatro anos e que resultaram no reconhecimento do próprio Ministério da Cultura, com a atribuição do Prêmio Cultura Viva, na categoria "Gestão Pública Cultural".

Com o objetivo de aquecer o debate sobre cultura no âmbito da instituição, agregando toda a comunidade universitária, o Seminário é a primeira realização pública da Comissão de Políticas Culturais, que nasceu em junho deste ano. Presidida pelo professor Flávio Lúcio Vieira, a comissão é formada por docentes, técnico-administrativos, discentes e a própria reitoria, e tem como missão a elaboração de um Plano de Cultura decenal, que norteará os próximos dez anos de investimentos no setor cultural da UFPB, estimulando seu desenvolvimento e novos modelos de gestão. 

Também participa da realização do evento o Observatório de Políticas Culturais, grupo multidisciplinar de estudos e pesquisas voltado ao acompanhamento e análise das políticas públicas de cultura em níveis federal, regional e estadual. O grupo envolve pesquisadores com formação em diversas áreas e é coordenador pelos professores Marco Antônio Acco (UFPB) e Romero Venâncio (UFS). 

A Comissão e Observatório são responsáveis por elaborar a proposta da UFPB para o Programa Mais Cultura nas Universidades, edital lançado em outubro deste ano pelos Ministérios da Cultura e da Educação, visando desenvolver o setor cultural nas Universidades federais e Institutos Federais de Ensino Tecnológico.


PROGRAMAÇÃO

21  DE NOVEMBRO DE 2014

15h - Sistemas de Cultura
Local: Auditório 412 (CCHL/UFPB)

Sistema Estadual de Cultura da Paraíba: trajetória e resultados
Debatedor: Pedro Santos - Secult-PB

Sistema Integrado de Cultura da UFPE: consolidando um sistema de referência
Debatedor: Marcos Galindo - SIC/UFPE

Por uma Política Cultural para a UFPB: caminhos para a institucionalização do setor
Debatedor: Alexandre Santos - Comissão de Políticas Culturais da UFPB

19h - Políticas Culturais
Local: Auditório 411 (CCHL/UFPB)

Mesa-redonda: “Cultura em Movimento: políticas públicas, gestão cultural e desenvolvimento" + Lançamento do livro "Cultura em Movimento" e sessão de autógrafos

Debatedoras: Cláudia Leitão (UECE, ex-secretaria de Economia Criativa/MinC) e Luciana Guilherme (Consultora em Economia Criativa do Ministério da Cultura do Cabo Verde)


SERVIÇO

I SEMINÁRIO CULTURA E UNIVERSIDADE
"Entre políticas e sistemas: (re)pensar o lugar da cultura na UFPB"

Data: 21 de novembro de 2014
Horário: A partir das 15h
Local: Auditórios 411 e 412 (CCHL/UFPB)
Realização: Comissão de Políticas Culturais da UFPB e Observatório de Políticas Culturais (UFPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário