domingo, 17 de maio de 2009

5º CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE JORNALISMO CNN ABRE INSCRIÇÕES

Já estão abertas as inscrições para o 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN, tendo como tema “O uso da tecnologia no desenvolvimento social”. Para iniciar o debate entre jornalistas acerca da questão, o blog oficial do concurso (http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/) pergunta: “A tecnologia mudou o jornalista?”.

Para Cecília Arbolave, da Editora Abril, não foi a essência do jornalismo que mudou, mas sim o método. “A instantaneidade e rapidez destas inovações é tão alta, que exige uma atualização e formação constante”, afirma, em comunicado ao Portal da Propaganda. Já Manoel Fernandes, publisher da W3 Editora / revista Bites, acredita que as mídias sociais não chegaram para acabar com os princípios do bom jornalismo. “Apuração, precisão, investigação, contexto e compromisso com a verdade continuarão sendo necessários para informar leitores de jornais, revistas, ouvintes de rádios e telespectadores de TV”, completa. Outros pontos de vista sobre o assunto podem ser conferidos aqui.

A vencedora do concurso em 2008 foi Clara Vanali Alves Moreira, aluna da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de ter sua reportagem Maracatu – Projeto calo na mão, exibida durante a programação da CNN International, a estudante ganhou uma viagem para conhecer a sede dos estúdios da CNN, em Atlanta, nos Estados Unidos. “Participei de reuniões de pauta e editorias, conheci os bastidores dos programas, conversei com os jornalistas, troquei contatos. Foi muito gratificante. Levar o nome da CNN no meu currículo a partir de hoje vai ser muito importante”, conta.

As inscrições para o concurso podem ser feitas pelo site www.concursocnn.com.br, até 29 de junho. Para participar, os interessados devem ser estudantes regularmente matriculados no curso de jornalismo, inserir seus trabalhos no YouTube (www.youtube.com) e informar o código de incorporação do vídeo (embed) na ficha de inscrição. O júri que avaliará os trabalhos é formado por Heródoto Barbeiro (TV Cultura e rádio CBN), Marcelo Tas (Band e UOL) e Lúcia Araujo (gerente-geral do canal Futura).

Fonte: http://www.portaldapropaganda.com/midia/2009/05/0002

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