domingo, 17 de maio de 2009

Carta de Adesão ao Movimento Pré- Conferência de Comunicação


A publicação do decreto assinado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva convocando para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Brasília, a primeira Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) representa um dos mais esperados capítulos na história da redemocratização brasileira.

Redemocratização que começa com os primeiros movimentos pelas Diretas-Já! em meados da década de 80 e se consolida com a participação da sociedade brasileira na discussão, proposição e implementação de políticas públicas em diversos setores-chave do país, através da realização de conferências, a exemplo da Saúde (13ª edição), Educação, Direitos Humanos, Juventude, Segurança Alimentar etc.

O processo comunicacional torna-se, assim, um dos derradeiros bastiões onde a participação popular ainda não possui, efetivamente, permissão para intervir, sendo mantido secularmente pelo julgo dos capitalistas e da regulação do governo central.

Significa dizer claramente ao cidadão brasileiro que a democratização da comunicação permanece sendo uma necessidade reprimida na moderna e quase-democrática sociedade brasileira. Uma repressão histórica que nega às camadas populares o direito básico de acesso aos meios de comunicação.

No mundo contemporâneo, o direito à comunicação é tão vital para a saúde coletiva do nosso país, quanto o direito à água e aos alimentos, o direito à liberdade, ao trabalho, ao conhecimento e ao amor.

Daí a importância em definir políticas públicas de Comunicação para o Brasil, que só pode encontrar respostas em um amplo debate nacional, referendado nas conferências nas esferas municipal, estadual e federal, que terão o poder de mobilizar milhares de atores sociais em torno de um objetivo principal: a democratização da comunicação.

Com a intenção de elaborar propostas que sejam contempladas nacionalmente, é que, em âmbito estadual, já foi dado início a uma série de eventos regionais em preparação para as conferências municipais e posteriormente a estadual. Nessas instâncias, serão escolhidos os delegados em nível local, que representarão seus municípios na Conferência Estadual, que por sua vez escolherá a delegação da Paraíba para participar da Conferência Nacional, cujo caráter seja essencialmente deliberativo.

Para avançar em direção a este objetivo, convidamos todas as organizações da sociedade a se integrarem à luta pela democratização da comunicação. Participe! Assine o termo de adesão.

Vamos juntos fazer a diferença!



COMISSÃO PRÉ-CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA PARAÍBA (CONFECOM-PB)

Comitê Regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC/PB)
Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba (ABRAÇO-PB)
Associação de Prevenção à Aids (Amazona)
Movimento de Jornalistas Novos Rumos
Conselho Regional de Psicologia (CRP 13ª região)
Associação Paraibana de Imprensa (API)
Coletivo COMjunto
LIBERTA - Centro de Pesquisa, Comunicação e Educação para a Cidadania
Projeto Atores
Rede de Educação Cidadã da Paraíba (Recid/PB)
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB)
Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB)
Departamento de Comunicação Social da UEPB
Centro Acadêmico de Psicologia da UFPB
Diretório Acadêmico de Psicologia do UNIPÊ
Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba
CACTOS – Associação Comunitária de Educação e Cultura
Mandato do vereador Jorge Camilo (PT/JP)
Mandato do vereador Bira (PSB/JP)
Mandato do deputado estadual Rodrigo Soares (PT)
Mandato do deputado federal Luiz Couto (PT/PB)


Contatos: confecompb@gmail.com / http://proconferenciacomunicapb.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário