sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

EDITAL - INCENTIVO À PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E TURISMO

Edital 02/2010 ||| DECOMTUR
INCENTIVO À PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS
Vídeo e Fotografia

O Chefe do Departamento de Comunicação e Turismo da Universidade Federal da Paraíba no uso de suas atribuições regimentais torna público o Edital DECOMTUR - INCENTIVO À PRODUÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS destinado aos discentes regularmente matriculados nos Cursos de Comunicação Social e Turismo da UFPB conforme as seguintes especificações para produção audiovisual em suporte de vídeo e fotografia:

Produção em Vídeo

1.1. Seleção de projetos para a produção de 12 (doze) obras audiovisuais inéditas, de curta metragem, com duração máxima de 10 (dez) minutos, nos seguintes gêneros: documentário, ficção, experimental, Animação, institucional, educativo... com temáticas livres, selecionados por comissão composta de 03 professores da área de audiovisual do DECOMTUR.

1.2 Os projetos serão selecionados por habilitações:

Habilitação em Rádio e Televisão – Seleção Quatro Projetos
Habilitação em Jornalismo - Seleção Quatro Projetos
Habilitação em Relações Públicas – Seleção de Dois Projetos – para alunos que cursaram uma das disciplinas: Documentário Cinematográfico ou Crítica Cinematográfica
Curso de Turismo - Seleção de Dois Projetos – para alunos que cursaram uma das disciplinas: Documentário Cinematográfico ou Crítica Cinematográfica.

1.2.1 No caso da não inscrição de propostas na Habilitação em Relações Públicas/ Turismo ou, ainda, a não seleção por parte da comissão de projetos em qualquer das áreas, as vagas remanescentes serão contabilizadas para habilitação em Rádio e Televisão cuja mudança de designação da referida habilitação está prevista para Audiovisual.

1.3 Serão priorizados os projetos apresentados com equipe de no mínimo três integrantes: Diretor(a)/realizador, produtor(a), câmera, Assistente de iluminação/roteirista.
1.4 Os projetos selecionados pela Comissão Organizadora deverão ser executados no período de Abril a Junho de 2010 devendo cumprir um rigoroso cronograma de produção e pós produção referente a :
a). utilização da câmera de vídeo por 07 (sete dias corridos), tripé e iluminação do DECOMTUR por ordem de sorteio dos projetos selecionados ;
b) Agendamento, em caso de necessidade comprovada, no turno noturno, do Estúdio de Televisão do DECOMTUR por 06 horas, com acompanhamento direto de um professor responsável ou técnico com conhecimento da dinâmica estúdio;
c) utilização de 20 (vinte Horas) na Ilha de Edição ( turno da noite, turno da manhã no caso de agenda livre), por escala, para edição de cada projeto selecionado com acompanhamento de um servidor do DECOMTUR;
d) Agendamento, por cada autor(a) de projeto selecionado, em caso de necessidade comprovada, no turno noturno, do
Laboratório de Rádio por 10 horas, com acompanhamento direto de um professor, servidor ou monitor com o propósito de gravar efeitos sonoros, ruídos, trilha sonora e edição de áudio para produção audiovisual selecionada;
e) Agendamento, por cada autor(a) de projeto selecionado, em caso de necessidade comprovada, no turno da tarde ou noite, do
Laboratório de Tratamento da Imagem/Design Digital por 20 horas, com acompanhamento direto de um professor, servidor ou monitor com o propósito que realização de pesquisa, tratamento de fotos, produção de material gráfico, letreiros e abertura do vídeo selecionado. O laboratório poderá ser utilizado simultaneamente por mais de um integrante dos projetos selecionados.
1.5 Os/As autores(as) de projetos selecionados na área de Produção de Vídeo deverão:

a) realizar curso de capacitação – Oficina de Operação de câmera de vídeo – 12 horas ofertado pelo DECOMTUR logo após a divulgação dos projetos selecionados;
b) Assinar termo de responsabilidade quanto à utilização e conservação dos equipamentos emprestados pelo DECOMTUR;
c) Adquirir fitas mini DV e mídias em DVD para produção e pós-produção audiovisual;
d) Inserir logomarca do DECOMTUR na Capa do trabalho final e abertura e letreiros do trabalho finalizado;
e) disponibilizar 05 cópias em DVD para o acervo do DECOMTUR.

Produção Fotográfica

2. Seleção 30 projetos de documentação fotográfica inéditos com temáticas livres, selecionados por comissão de 03 professores da área de audiovisual do DECOMTUR.
2.1 Os inscritos que não comprovarem que cursaram a disciplina Fotografia I através de histórico escolar estarão automaticamente desclassificados.
2.2 Os autores de projetos selecionados para Produção Fotográfica utilizarão câmera Fotográfica analógica do DECOMTUR, por 15 (quinze dias corridos) conforme ordem de sorteio realizado após seleção na secretaria do DECOMTUR .
2.3 As despesas com aquisição de filme, revelação e ampliação correrão por conta dos (as) autores (as) com projetos selecionados na área de Produção Fotográfica;
2.4 Os projetos selecionados pela Comissão Organizadora deverão ser executados no período de Abril a Junho de 2010.
2.5 Agendamento, por cada autor(a) de projeto selecionado, no turno tarde ou noite , do Laboratório de Tratamento da Imagem/Design Digital, com acompanhamento direto de um professor, servidor ou monitor com o propósito de escanear fotos, tratar material fotográfico e produção slide show. O laboratório poderá ser utilizado simultaneamente por mais de um integrante dos projetos selecionados.
2.6 Os/As autores(as) de projetos selecionados na área de Fotografia deverão:
a) Assinar termo de responsabilidade quanto à utilização e conservação dos equipamentos emprestados pelo DECOMTUR;
b) Inserir logomarca do DECOMTUR nos créditos do trabalho em caso de apresentação pública do Ensaio fotográfico;
c) disponibilizar 03 cópias 30 X45 em papel fotográfico DVD para o acervo do DECOMTUR/realização de Mostra Fotográfica.

DOS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

3 . O PERÍODO DE INSCRIÇÃO é de 15 a 26 de março de 2010, na Secretaria do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB, nos turnos da manhã ( 8:00 às 12:00) e noite (19:00 às 22:00).
3.1 Os candidatos deverão apresentar suas inscrições mediante a entrega de:
(i) Requerimento de Inscrição impresso e assinado pelo proponente responsável pela proposta de produção em vídeo: diretor ou produtor, câmera ou roteirista ou assinado pelo proponente do ensaio fotográfico;
(ii) Cópia do Histórico escolar juntamente com Declaração de que é aluno regularmente matriculado no Curso de Comunicação ou Turismo da UFPB ;
(iii) Proposta de Produção em Vídeo com temática livre (conforme - modelo em anexo) ou Proposta de ensaio fotográfico - 1 Lauda (conforme –modelo em anexo) .

O itens omissos no presente edital serão resolvidos em primeira instância pela Chefia do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB e, em segunda instância, pela Comissão de Professores da área de Audiovisual designada especialmente para selecionar Projetos inscritos no Edital N.2/2010 DECOMTUR nas área de Produção em Vídeo e Produção Fotográfica.

João Pessoa, 17 de fevereiro de 2010.

Profº Pedro Nunes Filho
Chefe do Deptº de Comunicação e Turismo

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