quinta-feira, 18 de março de 2010

Minicurso Rumos Literatura (prosa e literatura digital) na Fundação Espaço Cultural da Paraíba

JOÃO PESSOA/PB

27 e 28/03 (sábado e domingo)

- 27/03 – Flávio Carneiro - Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente

- 28/03 – Heloisa Buarque de Hollanda - Literatura na era digital e Alckmar Luiz dos Santos - Algumas origens e atualidades da literatura digital (cada um vai ocupar um período, será feita apenas 1 inscrição pelo dia)

Horário: 9h30 às 12h30 e 14h às 18h (nos 2 dias)

Local: Fundação Espaço Cultural da Paraíba - Coordenadoria de Literatura - Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho – CEP 58042-100 - João Pessoa-PB - (83) 3211.6200 e 6250 - www.funesc.com.br e contato@funesc.com.br

Inscrições pessoalmente das 13h às 17h, de segunda a sexta, ou pelo telefone (11) 3211-6244, até 26 de março

Vagas: 50

Certificados para quem cumprir ao menos 75% da carga horária

Descritivos e biografias dos convidados:

Algumas origens e atualidades da literatura digital

Esse minicurso pretende apresentar algumas das relações possíveis entre criações literárias do meio impresso e as atuais criações literárias digitais, chegando a discutir as condições de produção e de divulgação desse tipo de literatura no Brasil.

Alckmar Luiz dos Santos (Silveiras, SP) é poeta digital, ensaísta, professor de literatura brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente

O propósito do curso é discutir algumas questões sobre o exercício de uma crítica literária que se arrisca a falar não apenas de obras e autores canônicos mas do que está sendo produzido hoje no Brasil na área de ficção. Os princípios norteadores dessa crítica, seus critérios, seus recortes são alguns dos pontos tratados, juntamente com a apresentação de um mapeamento da ficção brasileira atual.

Flávio Carneiro (Goiânia, GO) é escritor, roteirista, crítico literário, professor de literatura da UERJ e autor de doze livros, entre contos, romances, crônicas, ensaios e novelas para crianças e jovens. Escreveu também dois roteiros para cinema. Seus livros mais recentes são o romance A Confissão e o livro de crônicas Passe de Letra: futebol & literatura, ambos publicados pela Rocco.

Crítica de poesia: tiques, toques e truques

Este curso se propõe a apresentar um instrumental crítico e teórico para que o leitor de poesia possa firmar critérios e valores próprios e, daí, apreciar a força e a forma de uma obra poética. A exposição do instrumental se dará em paralelo a análises de poemas brasileiros contemporâneos, sobretudo a partir da década de 1980.

Wilberth Salgueiro (Rio de Janeiro/RJ) é mestre e doutor em Letras, pela UFRJ. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras na UFES e pesquisador-bolsista do CNPq. Autor de, entre outros, Lira à brasileira: erótica, poética, política, Forças & formas: aspectos da poesia brasileira contemporânea (dos anos 70 aos 90) e Personecontos.

Literatura na era digital

As novas tecnologias e a internet estão impactando de forma radical as formas de se fazer e de se pensar a criação literária, a autoria, a leitura e até mesmo o futuro do livro. Este mini-curso vai abordar algumas dessas questões já presentes no dia a dia dos escritores e na atuação dos leitores e editores .

Heloisa Buarque de Hollanda (Ribeirão Preto, SP), é escritora, professora de teoria crítica da cultura da UFRJ, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, Diretora da Aeroplano Editora Consultoria Ltda, e Curadora do Portal Literal. É autora de livros como: Impressões de Viagem , O Feminismo como Crítica da Cultura , Guia Poético do Rio de Janeiro e Enter, uma antologia digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário