quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estudante na rua!

O movimento contra o aumento das passagens de João Pessoa, na última quarta (26), resolveu mudar sua estratégia de atuação. Visto que, após cinco manifestações, o Prefeito ainda se negava a receber as pautas dos estudantes, eles decidiram ocupar pacificamente o Paço da Prefeitura.
Cerca de cem estudantes permaneceram a tarde inteira dentro do salão térreo. Enquanto isso, cinquenta estudantes que tiveram acesso negado ao prédio da prefeitura, fecharam duas vias da avenida da entrada principal. O movimento ganhou visibilidade: a atitude diferencial fez com que o Prefeito Luciano Agra (PSB) respondesse ao chamado do povo e comparecesse à audiência.
O combinado foi que seis representantes do movimento contra o aumento das passagens se dirigissem ao Centro Administrativo em água fria, para darem início às negociações. A reunião se deu longe das manifestações, porque, segundo o prefeito, o Palaço estaria alagado por conta das chuvas.
Quando o diálogo se iniciou, os estudantes que ocupavam o prédio saíram pelos portões da frente e juntaram-se aos demais da rua para continuar o ato. Enquanto em Água Fria estavam na fase de negociação, os estudantes no centro entraram, mais uma vez, gratuitamente na Integração.
O ato desta quarta-feira simbolizou que os estudantes e a população estão insatisfeitos com o sistema de transporte coletivo de João Pessoa. Os direitos estão sendo exigidos à quem é de dever cumpri-los. Por isso, o movimento afirma que continuará nas ruas até que todas as suas reivindicações sejam atendidas.
Depois da negociação no Centro Administrativo, o Prefeito prometeu atender seis das catorze reivindicações. O movimento diz que não aceitará apenas as seis, já que, a Prefeitura e as empresas de ônibus não estão concedendo nenhum tipo de benefício ou favor à população. As reivindicações não passam de direitos há um tempo não cumpridos pela administração pública.
A Prefeitura prometeu cumprir os seguintes pontos: 1. a auditoria nas planilhas das empresas de transporte urbano; 2. a realização de um seminário sobre o transporte coletivo; 3. a implantação de mais 5 postos de recarga, sendo um deles no Terminal de Integração; 4. a melhoria na divulgação de como funciona o sistema de integração temporal; 6. a contabilização dos lucros obtidos pelas empresas.


#contraoaumentoJP

Liziane Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário