quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pegue o Beco!


Pegue o Beco!

Projeto evidencia circuito cultural no Centro Histórico



As tardes de sábado agora tem programação cultural garantida no Centro Histórico de João Pessoa. Trata-se do projeto “Pegue o beco – laboratório de interações estéticas”, que iniciará suas atividades no próximo sábado (09), no Beco da Cachaçaria Philipéia, próximo a Praça Rio Branco, no Centro. A programação está marcada para se iniciar às 16h, logo após o tradicional chorinho da Praça.


O projeto consiste na ocupação cultural do beco, com a finalidade de se proporcionar diversas interações estéticas e conceituais em termos de criação e produção de arte. Segundo Gerson Abrantes, integrante do Coletivo Peitica e um dos organizadores do projeto, “a intenção é que o beco seja um verdadeiro laboratório para muitos artistas, músicos, poetas, e que estas pessoas ocupem o beco não como um público passivo, mas sim, como protagonistas de todas as interações e construções artísticas possíveis e impossíveis”.


Os organizadores vêem o Centro Histórico como palco das grandes mudanças na cultura da cidade e apostam num circuito cultural de casas noturnas e projetos artísticos que envolvam todo o Centro da cidade, e que fortaleça cada vez mais o cenário independente. Para Abraão Bahia, “é comum em vários lugares do Brasil, como no Rio de Janeiro com a Lapa, e no Recife, com o Recife Antigo, a juventude ocupar os Centros Históricos como espaços de fruição cultural e divulgação da contracultura”.



Programação



Para o lançamento do projeto, estão previstos diversos momentos de interação entre música e poesia. A abertura da programação ficará por conta do poeta Nelsão, que fará recital a partir de seus versos em cordel e suas contações de histórias e causos populares. Logo após, o experimento lítero-musical “Garrancho” subirá ao palco para desenvolver seus sons a partir do livre improviso e das sensações provocadas pela música. Segundo Carlos Araújo, elemento integrantes do tal experimento, “o Garrancho é um projeto de atrevimentos sonoros, poéticos e estéticos. Acreditamos que todo garrancho útil tem potencial para virar arte, e a interação se dá quando todos esses garranchos se unem”.


Para finalizar a noite, o Coletivo Peitica pretende lançar o Palco Livre como marca registrada do projeto “Pegue o beco”, afim de incentivar diversas interações estéticas e sonoras a partir da abertura do palco e dos microfones. Pede-se que os artistas interessados em tocar no evento levem seus instrumentos.



SERVIÇO:

Projeto Pegue o Beco! - Garrancho + Palco Livre + Convidados

Data: 09/04 (sábado)

Hora: A partir das 16h, logo após o chorinho da praça (Projeto Sabadiniho Bom)

Local: Beco da Philipéia (próx. a Praça Rio Branco)

Realização: Coletivo Peitica | Ass. Imprensa: (83) 8896-6021 Gerson /gerson.abrantes@gmail.com

Apoio: Cachaçaria Philipéia, Associação Balaio Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário