quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jornalista lança livro que analisa a imagem da mulher na mídia


A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, realiza na próxima terça-feira (05), às 14h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEL-PB), a roda de diálogo “A construção das subjetividades femininas e o controle social da mídia”, com as jornalistas Patrícia Monteiro (PB) e Rachel Moreno (SP). A atividade faz parte da programação do mês de março da Secretaria de Mulheres do município. Na ocasião, serão lançados os livros “A imagem da mulher na mídia: controle social comparado”, de autoria de Rachel Moreno, do Observatório da Mulher e “Dos contornos do corpo às formas do eu”, de Patrícia Monteiro.
A obra de Rachel Moreno, que contou com a colaboração de Tereza Verardo, analisa como as mulheres são tratadas nos meios de comunicação, e compara a legislação sobre a mídia em 12 países que tem determinação sobre o tratamento da imagem da mulher.
 
A ideia de trazer para a reflexão as diversas maneiras de formular a legislação com relação a esse tema nos pareceu particularmente relevante num momento de impasse no Brasil, entre as demandas dos movimentos sociais, a resistência dos meios de comunicação e a falta de urgência do governo e do legislativo em implementar mudanças no setor”, afirma Rachel.
 
A professora e jornalista Patrícia Monteiro, professora doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), discute em seu livro as relações entre corpo, mídia e universo feminino e é o resultado da pesquisa no Mestrado em Comunicação na UFPB, que foi transformado em livro pela equipe “Para ler o digital” do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. “Dos contornos do corpo às formas do eu” pode ser acessado gratuitamente através do link http://www.insite.pro.br/elivre%20contornoeu.html
 
 
Sobre as autoras
Rachel Moreno é formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), especializada em Sexualidade Humana e Dinâmica do Movimento Expressivo, pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós-graduada em Sociedade e Meio Ambiente (FESPSP). Trabalha com pesquisa (...) e atua no movimento feminista.
 
Patrícia Monteiro é jornalista, mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, especialista em Teorias do Texto pela Universidade Federal de Sergipe e ingressou em março de 2012 no Doutorado em Comunicação do PPGCOM/UFPE. Implantou o curso de Jornalismo na Faculdade Maurício de Nassau – unidade João Pessoa (PB) -, onde foi professora e coordenadora acadêmica de 2010 a 2012. Atuou como produtora e repórter em emissoras afiliadas da Rede Globo (TV Sergipe e TV Cabo Branco) e foi editora-chefe na TV Arapuan (afiliada de RedeTV). É coautora dos livros “Mapeando teorias e práticas textuais” e “As formas do humano no discurso do jornal”. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) e desenvolve pesquisas que contemplam a interface mídia, cotidiano, corpo e discurso.
Contato: patriciamonteiromendes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário